A Beleza da Lapa Paraná

Como não amar a cidade da Lapa? Sua localização é nos Campos Gerais e esta que é uma das cidades mais acolhedoras do Estado, fica próxima de Curitiba (70 km de distância) Lapa Paraná, poderia ser chamada assim, diante de tanto peso histórico que há na cidade. A beleza e todo o sentir histórico, estão presentes em cada canto desta pacata cidade paranaense.


Conheça a linda Lapa, no Paraná

lapa paraná

Conheça o Porta Bela Eventos na Lapa, Paraná.

 

A base da economia local vem do campo: a agropecuária é de onde vem sua força econômica. E é nisto que mora o charme da cidade da Lapa PR: os turistas se encantam com toda a força rústica e as belezas incrustadas nas pedras que calçam as ruas e todo o casario histórico.

Lapa Paraná: um lugar Histórico!

Desde a sua fundação em, 1769, a cidade da Lapa é um dos tesouros dos Campo Gerais. Além disto é uma das cidades mais antigas de todo o Estado.

Poderíamos chamar de ‘porto de passagem’ dos tropeiros que encontravam descanso nesta terra. Durante cerca de 6 meses por anos, eles transformação a cidade da Lapa em sua moradia, no que chamavam de ‘invernada do gado’.
No município de Lapa encontravam paragem para a engorda do gado e para em seguida irem pra Sorocaba em São Paulo.

Freguesia de Santo Antônio da Lapa, foi o nome inicial da cidade fazendo parte da Vila de Curitiba, isto até 1806 quando foi batizada de Vila Nova do Príncipe. Somente em 1872, foi elevada à cidade e chamando-se definitivamente Lapa.

lapa paraná

A cidade de Lapa foi um campo de batalha histórico: a cidade resistiu bravamente durante heróicos 26 dias as tentativas dos Federalistas entre janeiro e fevereiro de 1894. O Cerco da Lapa, como ficou conhecido, impediu que as tropas seguissem para a capital do país marcando profundamente a história do Paraná e do Brasil.

O apoio aos tropeiros fez com que houvesse todo o desenvolvimento da cidade, tendo como marca a exportação da erva-mate e madeira

Sobre o Cerco da Lapa

A iniciativa que chamou-se Revolução Federalista, deve seu fracasso a tudo que aconteceu na cidade da Lapa Paraná. A cidade protagonizou o episódio que mudou a História do Brasil.

Houve uma grande toma de cidades paranaense pelos Maragatos (Federalistas). Entre elas Curitiba e Paranaguá . Só que eles não esperavam a resistência que aconteceu na Lapa Paraná.

A expectativa ‘maragata’ de tomar a cidade em menos de dois dias, foi por água abaixo: enfrentaram diante de si a força do povo desta região. O General Ernesto Gomes Carneiro e seus liderados, surpreenderam os Maragatos de tal forma que o deteram em seus intentos.

lapa paraná

Praça General Ernesto Gomes Carneiro.

As tropas lapianas, formada por cerca de 640 soldados – mais os voluntários, enfrentaram os três milhares das tropas dos Maragatos. Impondo um derrota as federalistas, os lapianos resistiram bravamente até o fim quando da morte de seu general.

“Resistência, resistência…’, foram os suspiros finais de seu comandante!

Foram 26 dias de lutas bravias e resistência dos lapianos, no famoso Cerco da Lapa. É notório que a derrota dos Maragatos em seu intento de chegar à capital do país, deveu-se a resistência na Lapa. Tanto que por conta do Cerco, os Federalistas, ao chegarem a Itararé, em São Paulo, deram de frente com o Marechal Peixoto, que os derrotou e impediu o intento maragato.

Por conta deste episódio heroico, foi erigida uma placa com os seguintes dizeres:

“A Lapa sepultou seus bravos heróis, mas também cavou o túmulo da Revolução Federalista.”

Como chegar na cidade da Lapa Paraná

Se resolver vir de Carro: Saindo da capital paranaense, Curitiba, o jeito mais simples é por meio do município de Araucária, vindo pela BR 476, a Rodovia do Xisto. Um percurso de aproximadamente 70 km.

Há opção de você vir de Ônibus: A Expresso Maringá faz o itinerário Curitiba – Lapa em diversos horários diários. Só conferir no site da empresa.

O município Lapa tem diversos atrativos na zona rural. Há muita natureza pra curtir com a família, seja chacara na Lapa, Sítios, muito verde, rios e cachoeiras.

Outro atrativo da cidade da Lapa Paraná é a gastronomia local. Nós do Porta Bela Eventos, funcionamos como restaurante e local de eventos, Temos experiência em Buffet em Curitiba e região e atendemos você que quer fazer seu casamento no campo.

lapa paraná

Pontos Turísticos da Lapa PR

Centro Histórico

O Casario cheio de cores e calçadas com pedras que remontam dois séculos, fazem das ruas do Centro Histórico da cidade da Lapa PR, um colírio para os olhos! O IPHAN tombou as casas coloridas, e lá você se sente realmente numa viagem no tempo.

Praça General Carneiro

Local que tem ao seu redor por diversos atrações da cidade, vale a pena visitar a praça e ver a estátua do grande General que liderou a campanha contra os Maragatos.

Monumento ao Tropeiro

Quando se chega na Lapa, avista-se em sua entrada o grande painel em recordação dos tropeiros. Eles que andavam na região e foram os responsáveis pelo nascimento da cidade. O grande mosaico feito por Poty Lazzaroto, foi colocado exatamente na ‘porta de entrada’ de onde sempre se achegavam os tropeiros!

lapa paraná

Teatro São João

É o terceiro mais antigo teatro do Brasil e traz em si uma beleza inigualável e é um verdadeiro orgulho da população local! Tem em sua construção um mistura neoclássica que encanta a todos que o visitam. D, Pedro II e comitiva visitaram o local e nos tempos do ‘Cerco’ foi utilizado como enfermaria.

Panteão dos Heróis

Neste local, encontram-se os restos mortais dos heróis que participaram do ‘Cerco da Lapa’. O General Ernesto Gomes Carneiro, também tem seus restos mortais no local.

Museu do Mate

Não fica localizado no Centro, mas tem um vasto acervo que conta a cultura do plantio de Mate na cidade da Lapa.

Paróquia Santo Antônio da Lapa/ Igreja Matriz

A igreja é uma das mais antigas do território paranaense, tendo sido iniciada as obras em 1769. Erigida por escravos, com taipa e pilão, foi finalizada em 1784 foi tombada pelo IPHAN em 1938.

lapa paraná

 

Museu Histórico da Lapa

Fica ao lado do Teatro São João, conhecida como a casa onde morreu o General Carneiro(1894). Local muito bem conservado e onde há ali a percepção de estar diante da história: durante toda a visita você usará pantufas com sola de lã para que não seja arranhado o chão onde pisa.

Parque Estadual do Monge

Um pouco mais distante do centro da Lapa, está o Parque Estadual do Monge. Aqui morou João Maria D’Agostinis, monge, de vasto conhecimento em botânica. Este monge auxiliava, usando as plantas para cuidar da saúde dos enfermos e, segundo alguns, realizava feitos milagrosos.

No local você verá as formações nas rochas que inclusive são usadas de referência para o nome da Lapa.

Casa Vermelha

Um lugar cheio de pousadas, tem como uma de suas edificações mais antigas, uma que servia de pousada para os cansados tropeiros que viveram na região.

Chamada de Casa Vermelha, ela conserva diversas partes ainda originais. O visitante verá a parte interna da casa feita de pau a pique e poderá encontrar diversos artesanatos de artistas locais. Ótimo lugar para comprar lembrancinhas para os amigos.

Conheça o Porta Bela Eventos aqui na Lapa, Paraná!

Nos do Porta Bela Eventos, convidamos você a conhecer o municipio da Lapa e Colônia Johannesdorf
Venha fazer seu Evento(casamento, festa infantil, festa de 15 anos, etc).

Confira nossos Horários de Funcionamento e traga sua família para um dia agradável.